Presidente da República inaugura Hospital Provincial “Dr. Walter Strangway”

O hospital que foi construído em dois anos e seis meses e custou aos cofres do Estado 48 milhões de dólares norte-americanos, ocupa uma área de 50 mil metros quadrados e localiza-se no bairro Caluapanda, cinco quilométros a sul da cidade do Cuito. Terá o seu funcionamento assegurado por uma equipa composta por mil técnicos entre os quais 100 médicos e tem disponível serviços nas especialidades de hemodiálise, neonatologia, psiquiatria, nefrologia, estomatologia, cardiologia, neurologia, ortopedia, pediatria, cardiologia e 10 outras.

A nova unidade sanitária foi inaugurado hoje pelo Presidente da República de Angola João Manuel Gonçalves Lourenço que deslocou-se hoje sábado (12), ao município do Cuito, capital da província do Bié, fazendo-se acompanhar pela sua esposa Ana Dias Lourenço e outros membros do governo, nomeadamente a ministra angolana da saúde Sílvia Lutucuta, o ministro de Estado e Chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, Pedro Sebastião, o ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida e pelo ministro de da Administração do Território e Reforma do Estado Marci Lopes que, foram recebidos no aeroporto Joaquim Capango pelo governador da província do Bié, Pereira Alfredo, entidades eclesiásticas, autoridades tradicionais e distintas organizações da sociedade civil.

O médico homenageado, Dr. Walter Strangway, trabalhou no hospital missionário de Chissamba, município de Catabola. Apesar das dificuldades realizou 40 mil cirurgias, trabalhou com leprosos, formou vários enfermeiros e criou mais de 40 centros médicos em algumas aldeias da região onde trabalhou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *