Bié: Sociedade civil, políticos e jornalistas destacam a importância dos profissionais de comunicação
Sociedade civil, políticos e jornalistas no Bié destacam nesta terça-feira (8), a importância dos profissionais de comunicação no desenvolvimento social e democrático de Angola, em alusivo ao dia internacional dos jornalistas.
Celebrando a efeméride, a juventude afirmou que o trabalho desenvolvido por estes profissionais é de carácter importante, pois mantém a sociedade informada nos diversos domínios da vida.
E o jornalista da televisão pública de Angola no Bié, Celestino Chiwila salientou que os profissionais de comunicação social carecem de mais valorização, uma vez que as condições sociais da classe ainda não são as mais desejadas.
Delfina Victorino, jornalista do jornal de Angola, lembrou por ocasião da data que o jornalista é o mediador entre o governante e o governado na resolução de alguns problemas.
No mesmo diapasão, o político António Armando, secretário provincial do partido de renovação social no Bié, destacou a importância dos jornalistas e da informação no desenvolvimento das sociedades.
Já o secretário provincial da UNITA no Bié Adérito Kandambu, considera importantes as funções desempenhadas pelos profissionais de comunicação. O político realçou também que ainda há algumas limitações dos profissionais no desempenho da das suas funções em virtude de certa perseguição política.
O dia internacional do jornalista foi instituído pelas Nações Unidas em homenagem ao jornalista checo Julius Fucik, assassinado num dia 8 de setembro.