Sudão ameaça suspender negociações com a Etiópia
O Sudão ameaçou, quarta-feira, suspender as conversações com a Etiópia sobre enchimento de barragem depois de esta ter proposto transformar o acordo numa negociação mais ampla sobre a gestão das águas do Nilo Azul.
Segundo a Efe, as conversações para resolver a disputa entre os três países – Sudão, Egipto e Etiópia – sobre a construção e o enchimento da Grande Barragem do Renascimento, no Nilo Azul, na Etiópia, que dura há anos, estão a ser lideradas pela União Africana e foram retomadas na terça-feira por vídeo-conferência.
O Ministro da Irrigação sudanês, Yasir Abbas, disse que a proposta apresentada pela Etiópia ameaça todas as negociações. O Sudão e o Egipto opõem-se ao enchimento do reservatório da barragem pela Etiópia, sem um acordo entre as três nações e, na terça-feira, os três países concordaram que as equipas técnicas e jurídicas continuariam as conversações sobre os pontos controversos, incluindo a quantidade de água que a Etiópia libertaria a jusante no caso de uma grande seca.