Constrangimentos causados pela covid-19 fazem recuar aposta no sector hoteleiro do Bié
O dia mundial do turismo celebra-se anualmente a 27 de setembro, com o objectivo de mostrar a sua importância cultural, económica, política e social, através de iniciativas realizadas em vários países do mundo.
Na província do Bié, o evento em comemoração a data aconteceu no anfiteatro da mediateca Abel Abrão, fazendo-se preencher por música e dança.
Na ocasião, o director do gabinete provincial da cultura, turismo, juventude e desportos, Nelson Mucuta Calumbo Quinta falou do enquadramento do evento na educação da população para a valorização das potencialidades turísticas da província, apostando na reabilitação de algumas infraestruturas.
Por seu turno, os agentes hoteleiros da província do Bié que participaram do evento de celebração do 27 de Setembro, dia internacional do turismo, cuja data foi comemorada nesta segunda feira 28, no Cuito, falaram em dificuldades e apontaram os principais factores encontrados na fraca procura da actividade que exercem além de mostrarem-se preocupados com o sector por conta da pandemia da covi-19.
Contudo, Nelson Quinta reconheceu que de facto houve um impacto negativo da covid-19 neste sector e recordou aos presentes que o processo não está encerrado. Deixando uma mensagem de encorajamento aos empresários do ramo hoteleiro, afirmou que o governo continua a trabalhar no restabelecimento do sector na província.
A província do Bié tem um sector hoteleiro que emprega mais de 610 pessoas, composto por 72 hotéis e similares.