Morreu empresário e colecionador de arte africana Sindika Dokolo
Sindika Dokolo, empresário e marido de Isabel dos Santos, morreu esta quinta-feira (29) no Dubai.
Segundo o Jornal de Negócios, o empresário foi vítima de afogamento ennquanto fazia mergulho de apneia, uma atividade que praticava com frequência.
Sindika Dokolo, de 48 anos, nasceu em Kinshasa, no antigo Zaire, atual República Democrática do Congo. Casado com a empresária e filha do ex-presidente angolano José Eduardo dos Santos desde 2002, Dokolo terá sido vítima de paragem cardíaca e afogamento, referem vários meios de comunicação social congoleses.
O empresário tinha quatro filhos fruto do casamento com Isabel dos Santos.
Na sua conta no Twitter, Isabel dos Santos publicou uma foto do casal sem qualquer legenda. Nos comentários são vários os seguidores da empresária a expressarem as condolências.
Sindika Dokolo era o maior colecionador de arte africana contemporânea, um gosto que herdou do pai, Augustin Dokolo Sanu, banqueiro falecido em 2001.
Enquanto empresário foi membro do conselho de administração da empresa cimenteira angolana Nova Cimangola e também da Amorim Energia, que tem uma posição indireta de 33,34% na Galp, e acionista da empresa de joalharia de luxo De Grisogono.