“Inauguração do hospital geral do Bié, constitui ganho para os serviços nacionais de saúde” diz Sílvia Lutucuta

A Ministra da saúde Sílvia Lutucuta, afirmou sábado último na cidade do Cuito que a inauguração do hospital geral do Bié Dr. Walter Strangway, constitui ganhos para os serviços nacionais de saúde.
A província do Bié conta desde sábado último com uma unidade sanitária de referência, inaugurada pelo presidente da república, João Lourenço, baptizado com o nome do médico canadiano Walter Strangway. Na ocasião a ministra da saúde Sílvia Valentim Lutucuta, disse que a inauguração daquela unidade sanitária, constitui ganhos para os serviços nacionais de saúde.
A responsável do sector fez saber que o hospital geral ora inaugurado poderá permitir a melhoria dos indicadores de saúde a nível da província através da formação dos técnicos. Fez um apelo à população biena, no sentido de participar ativamente na conservação daquele bem público.
Já os técnicos de saúde enquadrados naquela unidade sanitária, mostraram-se satisfeitos por fazerem parte da mesma e garantem cuidar bem do novo hospital.
Entretanto, a população que testemunhou o corte da fita, afirma que deixará de percorrer longas distâncias para procurar assistência médica e medicamentosa, sobretudo daqueles serviços de saúde que a província carecia.
A unidade hospitalar Dr. Walter Strangway foi construída em 2 anos e seis meses e custou aos cofres do Estado angolano 48 milhões de dólares. Conta com os serviços de pediatria, otorrinolaringologia, neonatologia, cirurgia, obstetrícia, estomatologia, hemodiálise e outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *