Lançada primeira pedra para a construção da Universidade Internacional do Kwanza no Cuito.
Universidade Internacional do Kwanza no Cuito já com primeira pedra lançada para a sua construção, e prevê matricular mais de 5 mil estudantes em 2021.
Foi lançada nesta quinta quarta feira 29 de julho a primeira pedra para a construção da Universidade Internacional do Kwanza na cidade do Cuito conforme aprovado na reunião do Conselho de Ministros no dia 29 de janeiro deste ano.
O acto do lançamento da primeira pedra para a construção da Universidade Internacional do Kwanza na cidade do Cuito contou com a presença de membros do governo da Província do Bié destintas entidades eclesiásticas, tradicionais e sociedade civil, e na ocasião o Administrador do Cuito Abel Guerra Paulo saudou a iniciativa dos empresários, sobretudo, por terem escolhido o Bié como local da implantação do projecto universitário.
Vitorino da Graça Bayão presidente da fundação universitária avançou as parcerias que a Universidade do Kwanza tem com as outras universidades no país e além-fronteiras e avançou igualmente que o projecto Universidade Kwanza visa proporcionar maiores oportunidades para o desenvolvimento da Província do Bié, e em particular do município do Kuito.
A sociedade civil agradeceu a iniciativa e considerou ser uma mais valia para a província e apelou que projectos como estes devem ser feitos sempre, pois a educação é o pilar da edificação de uma sociedade
O Governador Pereira Alfredo, por sua vez apelou a entidade promotora a não desistir do projecto porque o governo da província vai prestar todo o apoio para que possa levar o projecto a bom porto.
A Universidade Internacional do Kwanza vai albergar numa primeira fase, em 2021, 5 mil estudantes, nos cursos de engenharias, ciências da comunicação, ciências humanas, ciências da saúde e ciências da educação. Com cursos de graduação e posteriormente de pós-graduação, os 6 edifícios que compõem o campus universitário da instituição têm os nomes dos afluentes do rio Kwanza. Com uma área de 17 hectares, a Universidade Internacional do Kwanza é fruto de uma cooperação entre a fundação universitária iberoamericana e a universidade Europeia do Atlantico, que juntos constituem a fundação universitária euroafricana, entidade de direito angolano. O campus univesitário vai contar com 14 prédios com salas de aulas, com uma capacidade de absorção de 12 mil estudante no seu todo.