O choque é a comoção tomaram conta da comunidade jornalística e não só no Bié, pela notícia da morte do jornalista Fernando Chicapa, na noite deste Sábado, vítima de acidente de viação, na avenida Dom José Nambi no Kuito.

De 48 anos anos de idade, Fernando Nguli Martins Chicapa era quadro sénior da Rádio Bié do grupo Rádio Nacional de Angola há mais de 25 anos. Fora das lides jornalísticas, o profissional emprestava o seu saber à literatura e à academia, leccionando em diversas instituições de ensino no Bié.
O Secretário provincial do Sindicato dos Jornalistas Angolanos no Bié, Edson Vieira, lamentou a morte de Fenando Chicapa como um duro golpe ao jornalismo no Bié e não só, sublinhando as qualidades deste profissional como um verdadeiro “conselheiro e construtor de pontes”.
O jornalista António Fio lembra com nostalgia dos seus primeiros anos na profissão e das experiências partilhadas ao lado de Fernando Chicapa. “ Era um profissional exigente com a qualidade”, disse com olhos carregados de lágrimas.
Por sua vez o profissional sénior reformado da Rádio Bié, Anibal Mayer sublinha em Fernando Chicapa a capacidade de unir os colegas. Para traz fica o projecto de uma possível colaboração para escrever sobre o também ja falecido jornalista Abel Abraão
Uma colisão entre a viatura em que seguia e outra que vinha em sentido contrário é a causa preliminar do acidente que vitimou o Jornalista, Professor e Escritor Fernando Chicapa.




