Cidadão de 50 anos no Cuito antigo combatente e veterano da pátria, chora por estar sem subsídio há sete anos
Clementino Severino, de 50 anos de idade antigo combatente e ex-militar, mais conhecido por velho Ndenguele trabalhou no ministerio da defesa como subitenente por muitos anos até ser afastado no periódo da guerra, no Cuito, entre 1993 a 1994. Conta que tudo fez para enfrentar as batalhas de libertação dos angolanos, o que gerou alguns estilhaços nos seus membros superiores e inferiores, dos quais padece atualmente, facto que o manteve desde então fora do sector da defesa, considera-se um cidadão esquecido.
Em reação a narração, Isacc Machado, director dos antigos conbatentes e veteranos da pátria, sem avançar dados, afirmou que a instituição que dirige controla muitos cidadãos, antigos guerrilheiros, que na verdade não beneficiam de nehuma pensão. Não obstante avançou que tudo tem feito para ultrapassar essa situação a depender do ministério da defesa.
Isaac Machado igualmente deixou uma mensagem de conforto a todos antigos conbatentes e ex militares ainda não registados pela instituição.
Os antigos combatentes são aqueles pessoas ou menbros que organizadamente ou não desempenharam pápeis fundamentais na história de libertação nacional desafiando o regime colonial português para conquistar a independência nacional.