Quinta-feira, Fevereiro 12, 2026
DestaquesNacionalSociedade

Luísa Grilo deixa Ministério da Educação com mensagem de balanço e gratidão

25views

A ex-ministra da Educação, Maria Luísa Grilo, afirmou “orgulho pela obra feita” ao longo dos seis anos em que liderou o sector, numa carta de despedida assinada a 9 de Fevereiro de 2026, após ter sido exonerada do cargo pelo Presidente da República, João Lourenço.

A ex-ministra da Educação, Maria Luísa Grilo, manifestou orgulho pelo trabalho desenvolvido ao longo dos seis anos em que esteve à frente do sector, numa carta de despedida assinada a 9 de Fevereiro de 2026, após a sua exoneração pelo Presidente da República, João Lourenço.

No documento, a antiga governante afirma que exerceu as funções com responsabilidade e empenho, trabalhando em prol da construção de um sistema educativo de qualidade e socialmente referenciado. Luísa Grilo sublinha que procurou sempre desempenhar o cargo com humildade e dedicação, destacando a lealdade e o compromisso daqueles que a acompanharam na condução das políticas educativas.

Na mensagem dirigida aos profissionais do sector, a ex-ministra recorda os desafios enfrentados no início do mandato, marcado pela pandemia da Covid-19, que obrigou à imposição de restrições e ao encerramento de várias instituições de ensino em todo o país.

“Juntos, e sem desânimo, enfrentámos e vencemos grandes obstáculos e desafios. Destaco, em particular, a resiliência e a coragem dos professores que, em plena pandemia da Covid-19, tudo fizeram para garantir a continuidade das aulas num cenário de isolamento e encerramento de muitas instituições. Orgulho-me da obra feita, com o vosso empenho e trabalho abnegado”, escreveu.

Maria Luísa Grilo foi nomeada ministra da Educação em Março de 2020 e cessou funções em Fevereiro de 2026, encerrando um ciclo governativo marcado por desafios estruturais e pelo impacto da crise sanitária no sistema de ensino.