Viúva vive nas ruas do cuito com os seus cinco filhos
Maria Tumba cidadã de 42 anos esteve na manhã desta segunda-feira, nas instalações da rádio da cidadania a clamar por ajuda à sociedade biena. Fazia-se acompanhar dos seus cinco filhos todos eles menores de idade.
Questionada sobre a situação e em língua nacional umbundo, afirmou que desde que perdeu o marido , no ano 2012 os dias não têm sido fáceis. Por não ter condições para pagar a residência onde ela e os filhos viviam foram despejados pelo proprietário e atualmente, o pátio do super mercado Shoprite tem sido o seu local de repouso e de recolha de alguns mantimentos para a sua sobrevivência.
por outro lado, Manuel Jacob, menor de 14 anos de idade, primogénito de Maria tumba, não ficou aquém da situação. cheio de tristeza e vendo-se impossibilitado de ter condições mínimas de subsistência relacionadas a uma casa, alimentação e vestuário, apelou à sensibilidade das pessoas de boa fé.
De realçar que a senhora em questão tem limitações em conseguir um emprego por apresentar deficiência física nos membros inferiores.
A província do Bié tem uma associação de mulheres viúvas que controla mais de duas mil pessoas, entre órfãs, mutiladas e viúvas de guerra.